Doença do pensamento acelerado: conheça suas consequências!

08/11/2022 em Notícias escrito por José Carlos Sanchez




Publicidade






Publicidade



A Síndrome do pensamento acelerado é um transtorno que pode ter várias origens, sendo que ao se manifestar, a pessoa passa a ter problemas de insônia, hipersensibilidade e irritabilidade.

Síndrome do pensamento acelerado

Você já ouviu falar em síndrome do pensamento acelerado? Essa é uma doença ainda pouco conhecida das pessoas e que em muitos casos é confundida com a depressão e até mesmo com a  própria ansiedade.

Ela causa diversos distúrbios como a insônia, dor no estômago, vômitos e até mesmo dificuldade para comer. Geralmente, a Síndrome do Pensamento Acelerado tem origem em transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).

A doença também pode resultar do efeito de drogas como a cocaína. Vale dizer que mesmo sendo pouco divulgada, ela traz vários prejuízos para a saúde e por isso o ideal é tratá-la em sua fase inicial.

O que é a Síndrome do Pensamento Acelerado?

Partindo do ponto de vista da psiquiatria, o pensamento humano pode ser classificado em três graus. Há o pensamento com o curso normal, o acelerado, e quando ele é tão rápido que temos dificuldade em expressá-lo, a taquipsiquia. Em algumas situações ele pode estar lentificado, sendo o processo conhecido como bradipsiquia.

De acordo com Mario Louzã, do ambulatório de TDAH em Adultos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a aceleração do pensamento é notada no discurso do paciente.




Publicidade



Geralmente ele se queixa de que não consegue acompanhar o ritmo do próprio raciocínio. Ao identificar o problema, é preciso encontrar qual foi a doença que desencadeou o transtorno, uma vez que há um leque de possibilidades.




Publicidade



Leia também

Aviso Legal

Não exigimos pagamento para liberação de nenhum produto, como cartões de crédito, empréstimos e outras ofertas. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Nosso faturamento vem de publicidade e referências para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. As publicações seguem rigorosas pesquisas com a máxima precisão e comparação entre as diversas opções do mercado. Sempre leia as condições e os termos de serviço com os quais você se comunica.

Divulgação do Anunciante

Publicamos conteúdo independente apoiado por publicidade. Recomendações de empresas que recebem compensação de afiliados podem aparecer em nossos sites. Isso pode afetar quais ofertas aparecem, bem como onde ofertas e produtos são colocados em nosso portal. Não incluímos todas as ofertas de crédito e financeiras disponíveis no mercado. 


Nota Editorial

As recomendações e conselhos da equipe editorial não são afetados pela remuneração que recebemos de nossos afiliados. Nossas publicações são independentes e seguem pesquisas rigorosas. No entanto, apesar de extensa pesquisa, não garantimos que as informações fornecidas estejam completas e, portanto, não oferecemos garantias quanto à precisão e aplicabilidade de nosso conteúdo.

>