Chegou aos 30? Saiba como se planejar para ter dinheiro agora e no futuro

07/11/2022 em Notícias escrito por José Carlos Sanchez




Publicidade






Publicidade



Chegou aos 30 anos e ainda não tem uma reserva financeira? Saiba como começar a se planejar agora para ter mais dinheiro no futuro.

Organize sua vida financeira

Você provavelmente já ouviu que 30 anos é a idade ideal para começar a se planejar em relação à vida financeira. Como está o seu planejamento?

Manter a vida financeira organizada deveria ser uma tarefa para qualquer pessoa de qualquer idade, especialmente para jovens que ainda estão iniciando a carreira profissional.

Mas parece haver um peso maior e sentimento de responsabilidade quando uma pessoa chega aos 30 anos. Quer saber como ter mais responsabilidade financeira para se planejar? Acompanhe nossas dicas a seguir!

Entenda antes o motivo pelo qual o dinheiro é importante para você

Pode parecer uma pergunta clichê ou até muito óbvia, mas não é.

Pergunte-se o motivo pelo qual o dinheiro é importante para você. É por uma questão de estabilidade? Liberdade financeira? E por que a liberdade financeira é importante para você? Questione-se mais!




Publicidade



Se conhecer melhor é essencial para entender seus objetivos de vida, receios e principais valores. Conhecendo tudo isso, ficará mais fácil definir um objetivo para você em sua vida financeira.




Publicidade



É claro que para começar a investir seu dinheiro, você precisa antes:

  • Liquidar todas as suas dívidas (caso tenha);
  • Criar uma reserva de dinheiro;
  • Entender a importância em manter sua vida financeira saudável.



Publicidade



A partir disso, comece a documentar os seus principais objetivos de vida. Isso dará um direcionamento melhor para que você saiba exatamente o que fazer com o seu dinheiro.

Quais são os seus planos de vida? Comprar um carro? Fazer um intercâmbio? Se casar?

Escrever seus objetivos ajudará você a atingir seus objetivos de forma bem mais assertiva do que se você não escrever. Acontece com a maioria das pessoas!

Quer investir em curto prazo? Invista em títulos pós-fixados com liquidez diária

Agora que você já definiu melhor o que fazer com o seu dinheiro, ficará mais fácil escolher um investimento adequado para o seu perfil.




Publicidade



Se você quiser investir em títulos com rendimentos de curto prazo, a minha sugestão para você é que os investimentos sejam feitos em títulos pós-fixados com liquidez diária.

Mas será que é possível fazer isso com pouco dinheiro a partir dos 30 anos?

Considere investir no Tesouro Direto, pois você pode comprar títulos com essas características com um valor partindo de R$30 reais!

Se você quer investimento de curto prazo, evite investir em títulos de renda pré-fixada, ok? Há um motivo para isso!

Os títulos com rendimentos prefixados não têm rendimentos estáveis. E se você precisa do dinheiro em um curto período de tempo, pode ser o pior tipo de investimento! Sem contar que eles não são nada previsíveis, e podem oscilar de acordo com outras taxas.

Na hora de criar a sua carteira de investimentos, para diversificar melhor, é importante entender o que significa curto prazo.

Eu consideraria um médio prazo um período entre 3 e 5 anos. Um investimento que dure entre 6 meses e 2 anos já pode ser considerado de curto prazo!

Se você decidir investir em títulos de médio prazo, poderá diversificar sua carteira em investimentos como CDB, LCA e LCI, por exemplo.

Resumindo, você precisa resolver alguns pontos bem importantes antes de começar a investir o seu dinheiro. Eles são:

  • Mate todas as suas dívidas antes de pensar em começar a investir;
  • Crie uma reserva de dinheiro para ser usada para emergências;
  • Questione-se mais sobre por que é importante para você ter dinheiro e atingir sua liberdade financeira;
  • Monte seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Se você quiser investir dinheiro em curto prazo, opte por investimentos de renda fixa pós-fixados;
  • Diversifique a sua carteira de investimentos para investimentos de curto, médio e longo prazo.

O que você achou das dicas? Compartilhe esse post em suas redes sociais e com aquele seu amigo que quer começar a investir com pouco dinheiro, mas não sabe por onde começar!

Leia também

Aviso Legal

Não exigimos pagamento para liberação de nenhum produto, como cartões de crédito, empréstimos e outras ofertas. Se isso ocorrer, entre em contato conosco imediatamente. Nosso faturamento vem de publicidade e referências para alguns, mas não todos, os produtos exibidos. As publicações seguem rigorosas pesquisas com a máxima precisão e comparação entre as diversas opções do mercado. Sempre leia as condições e os termos de serviço com os quais você se comunica.

Divulgação do Anunciante

Publicamos conteúdo independente apoiado por publicidade. Recomendações de empresas que recebem compensação de afiliados podem aparecer em nossos sites. Isso pode afetar quais ofertas aparecem, bem como onde ofertas e produtos são colocados em nosso portal. Não incluímos todas as ofertas de crédito e financeiras disponíveis no mercado. 


Nota Editorial

As recomendações e conselhos da equipe editorial não são afetados pela remuneração que recebemos de nossos afiliados. Nossas publicações são independentes e seguem pesquisas rigorosas. No entanto, apesar de extensa pesquisa, não garantimos que as informações fornecidas estejam completas e, portanto, não oferecemos garantias quanto à precisão e aplicabilidade de nosso conteúdo.

>